Questionário

Saturday 16 April 2011

Concurso público de ideias: Será a Caixa Geral de Depósitos uma vaca sagrada?

Esta semana o Eng.º Belmiro de Azevedo juntou-se ao coro dos que dizem “privatizar a Caixa jamais”. Já sabíamos que os principais adversários da privatização da CGD não eram os comunistas e afins, mas sim os restantes bancos. Não por terem medo de mais concorrência, mas por outras que interessa investigar.

Existem dois mistérios no sistema financeiro Português – 1) porque é que os bancos são os principais opositores da privatização da Caixa; e 2) porque é que os dois maiores grupos portugueses (Sonae e Amorim) praticamente não recorrem a financiamento internacional.

Se a missão do FMI/EU/BCE quiser perceber verdadeiramente a lógica do sistema financeiro Português, antes de proceder à sua recapitalização à custa dos contribuintes, terá de deslindar estes dois mistérios.

Para incentivar os nossos leitores a contribuírem com as suas próprias respostas a este puzzle abrimos este concurso público de ideias. O prémio, simbólico, a atribuir à melhor resposta será um livro (Investment Illusions, de Martin Fridson). Desde já avançamos que explicações mundanas como teorias da conspiração, “jobs for the boys” e poleiros para políticos, etc. não serão consideradas como suficientemente relevantes.

Participe!

No comments:

Post a Comment