Friday, 6 February 2015

Como lidar com os selvagens dos tempos modernos?

As atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico, em nome do Islão, igualam ou ultrapassam as cometidas pela Inquisição na idade média, pelos Nazis nos campos de concentração ou por tribos canibais em civilizações remotas.

Essas práticas podem explicar-se por atraso civilizacional no caso dos povos primitivos ou por fanatismo no caso das ideologias totalitárias e das religiões.

Todas as religiões herdaram ritos e práticas absurdas sobre alimentação, vestuário, justiça, saúde, etc. mas apenas no Islão houve um retrocesso relativamente às virtudes iluministas do século XVIII. As explicações são múltiplas, desde causas sociológicas até à queda dos impérios Otomano e Persa ou à ausência de uma organização centralizada de doutrinação Islâmica.

Esse retrocesso civilizacional é tanto mais chocante quanto é sabido que muitos dos aderentes ao Estado Islâmico frequentaram escolas ocidentais e têm acesso à internet.

Fica a pergunta, tirando os casos do foro psiquiátrico, que tipo de "missionários" modernos podem trazer esses jovens à razão?
A resposta a esta questão tem de ser dada pelas escolas que esses alunos frequentam e pelos líderes Islâmicos civilizados. Uma resposta policial e militar não chega.

No comments:

Post a Comment