Questionário

Wednesday 13 May 2015

O ranking de Portugal na Europa: PIB ou PNB?

O Finantial Times de hoje
(http://blogs.ft.com/ftdata/2015/05/13/ireland-is-the-wealthiest-economy-in-europe-or-not/?ftcamp=published_links%2Frss%2Fhome_europe%2Ffeed%2F%2Fproduct )
traz um artigo interessante sobre a discrepância das duas medidas de riqueza na Irlanda, onde essa diferença já atinge quase 20% e tem vindo a aumentar enquanto nos restantes países oscila menos de 5%.

As razões para essa discrepância são bem conhecidas e refletem o peso do investimento estrangeiro e o nível da carga fiscal no país. Quanto mais elevado for o primeiro e mais baixo for o segundo maior será o nível de lucros reportados no país de acolhimento e, consequentemente, maior será a discrepância entre PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto).

É interessante notar que entre os países do Euro, excluindo o Luxemburgo, a Irlanda aparece em primeiro lugar no ranking do PIB per capita, enquanto Portugal aparece em antepenúltimo (15º lugar). Já no ranking baseado no PNB per capita, a Irlanda cai para o sexto lugar (com um valor próximo da média) enquanto Portugal sobe para 12º lugar (com um valor cerca de metade da média).

Qual será a forma mais rápida de Portugal imitar a Irlanda – atrair mais investimento estrangeiro, baixar a tributação ou ambas? Não parece difícil de perceber que reduzir a tributação dos lucros para portugueses e estrangeiros é pré-requisito e a melhor de conseguir ambas.

No comments:

Post a Comment